O Partido Humanista é um organismo que faz parte do Movimento Humanista. Este surgiu em 4 de Maio de 1969 com uma exposição pública do seu fundador, Silo, conhecida como “A Arenga da Cura do Sofrimento”, feita numa paragem da Cordilheira do Andes chamada Punta de Vacas, perto da fronteira entre a Argentina e o Chile.
O Movimento Humanista baseia-se na corrente de pensamento conhecida como Novo Humanismo ou Humanismo Universalista. Esta encontra-se exposta na obra de Silo e na dos diversos autores que nela se inspiraram.
Este pensamento, que implica também um sentimento e uma forma de viver, plasma-se em múltiplos campos da actividade humana, dando origem a diversos organismos e frentes de acção. Todos eles se aplicam nos seus campos específicos de actividade com um objectivo em comum: humanizar a Terra, contribuindo assim para aumentar a liberdade e a felicidade dos seres humanos. Também têm em comum a metodologia da Não-violência Activa e a proposta de mudança pessoal em função da transformação social.
Outros organismos procedentes do Movimento Humanista são: A Comunidade para o Desenvolvimento Humano, a Convergência das Culturas, Mundo sem Guerras e sem Violência e o Centro Mundial de Estudos Humanistas.
O Partido Humanista foi criado a meados de 1984 a partir da Secretaria de Assuntos Sociais de A Comunidade (para o desenvolvimento humano) e realizou o seu primeiro Congresso Internacional em Florença em 1989.