Uma voz adiantada no tempo – Partido Humanista Internacional celebra 30 anos com uma exposição no Porto

banner.

Por ocasião das comemorações do 40º aniversário da democracia portuguesa, o Partido Humanista (PH) vai promover uma exposição alusiva ao 30º aniversário de atividade do Partido Humanista Internacional (PHI). Este foi criado no seio do Movimento Humanista em 08/03/1984 em diversos países em simultâneo (em Portugal só foi formalmente constituído em 07/04/1999, apesar do início das atividades neste país remontar a 1986), para traduzir o ideário do Humanismo Universalista para o campo político.

A exposição terá lugar em instalações do Sindicato dos Enfermeiros, sitas na Rua D. João IV, nº 210, na cidade do Porto, entre os dias 1 e 4 de Maio.

O objetivo da exposição será fazer o visitante transitar pelos últimos trinta anos de história mundial e portuguesa através das atividades do PHI, tomando contacto com algumas das problemáticas políticas e sociais mais importantes desse período de tempo.

Concretamente, a exposição tocará, entre outros pontos, o derrube da ditadura chilena e a consolidação dos regimes democráticos na América Latina; a abertura ao pluralismo democrático dos regimes políticos africanos de partido único; o diálogo com a “Perestroika” de Gorbachev; os processos de integração regional na Europa e América Latina e a construção da Nação Humana Universal; a denúncia do advento da ditadura do capital financeiro internacional e a reivindicação pioneira da democracia real; a Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência; as campanhas em defesa dos direitos dos imigrantes; o referendo pela despenalização da IVG em Portugal; as celebrações do Dia Internacional da Não-Violência…

A exposição pretende ainda dar voz a projetos progressistas (sociais, culturais e políticos) que se lançam como alternativas ao sistema social e político vigente.

Deixar uma resposta