Os organizadores da Manifestação “Geração à Rasca” do Porto que ocorreu no dia 12 de Março, promoveram um debate com todos os partidos que se apresentam às eleições pelo círculo eleitoral do Porto, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo.
Foi apresentada a Iniciativa Legislativa de Cidadãos (ILC) denominada “Lei contra a precariedade”, que tem como objectivo combater as formas injustas de trabalho, “incidindo sobre 3 vectores fundamentais: os falsos recibos verdes, a contratação a prazo e o trabalho temporário.
Maria Vitor Mota, cabeça de lista do Partido Humanista pelo círculo eleitoral do Porto, mostrou a sua concordância com os motivos e objectivos da ILC e apresentou as propostas do PH relativamente à Economia, nomeadamente a implementação da Lei de Propriedade Participada dos Trabalhadores, que promove um modelo de empresa em que a gestão e a propriedade são partilhadas entre os trabalhadores e os investidores. Esta medida, defendeu a candidata, é fundamental para gerar a distribuição justa dos lucros, para incrementar a manutenção e a criação de emprego e, em suma, para valorizar realmente o ser humano e a sua capacidade de transformar as condições de vida.
Foi um debate construtivo porque os representantes dos diferentes partidos (BE, CDS-PP, CDU, MPT, PCTP-MRPP, PDA, PH, PND, POUS, PPM, PPV e PS) apresentaram as suas propostas e opiniões de forma paritária e teve uma participação intensa do público.