Avião presidencial da Bolívia

O Partido Humanista (PH) deplora a atitude do governo português de encerrar o espaço aéreo nacional ao avião presidencial boliviano, pondo em risco a vida do presidente Evo Morales e demais ocupantes, e exige que lhe seja apresentado um pedido de desculpas formal em nome do povo português.

Com efeito, a postura do governo português viola o direito internacional consuetudinário e afigura-se injustificável, refletindo uma total subserviência da política exterior nacional aos interesses do Governo dos Estados Unidos da América.

Além disso, esta atitude teve o condão de irritar os países da América Latina, pondo em causa os laços especiais que unem Portugal a essa região do planeta, mormente ao Brasil, bem como as próprias relações político-económicas tão laboriosamente incrementadas pelas sucessivas cimeiras ibero-americanas dos últimos anos.

Por outro lado, a atitude portuguesa foi entendida como um ato hostil por parte da Bolívia, sendo certo que não existe nenhum conflito entre este país e Portugal, tanto mais que o Presidente Evo Morales se tem mostrado um paladino da paz e da cooperação internacional.

Finalmente, a alegada suspeita de que o avião boliviano transportava Edward Snowden devia ter levado as autoridades portuguesas a lembrar-se das famigeradas provas norte-americanas da existência de armas de destruição maciça no Iraque há uns anos atrás, com o resultado conhecido. Em qualquer caso, é bom lembrar que Snowden denunciou práticas que configuravam graves violações dos direitos civis dos cidadãos norte-americanos e não só, não sendo nenhum terrorista nem criminoso de delito comum, mostrando como a deriva securitária norte-americana está a pôr em causa os fundamentos das democracias ocidentais.

Nessa conformidade, o PH tomará, por seu lado, a iniciativa de contactar as autoridades bolivianas, por intermédio da sua representação diplomática, para lhe dar conta da sua consternação por este lamentável episódio e a sua condenação da atitude do governo português.

Deixar uma resposta