Coimbra – autárquicas 2005

Candidata à câmara municipal: Ana Pinto

Foto da candidata a presidente da câmaraFoto do candidato em 2º lugar da lista

Os candidatos do Partido Humanista (PH) estão conscientes que só uma administração autárquica transparente edefensora do interesse comum em detrimento do privado, pode concorrer para um aumento da confiança dos cidadãos nos seus representantes. Não é possível continuarmos a fingir que a democracia se desenvolve apenas assente nos ciclos eleitorais e o dever de eleitos e eleitores se esgota no acto de votar. Uma cidadania efectiva só existe se formos capazes de aprofundar as vertentes participativas dos cidadãos no máximo de actos praticados pela Administração Pública no seu todo, em ordem a uma melhoria qualitativa da gestão autárquica. Estas são condições essenciais para que tenhamos um Concelho onde a qualidade e o sentido de Serviço Público sejam uma prática diária com repercussões a todos os níveis, nomeadamente no bem-estar generalizado das populações.

Uma vez que os recursos não são ilimitados é necessário estabelecer prioridades. Para os humanistas estas devem ser, claramente, a educação, a saúde e a qualidade de vida da população. Antes de se pensar na extravagância ou na vaidade, procurar-se-á, por todos os meios, erradicar a pobreza, a insalubridade, o analfabetismo, o eletrismo e a desinformação, a violência, o abandono dos desfavorecidos.

O actual sistema neo-liberal e os políticos ao seu serviço, querem convencer-nos de que aqueles DIREITOS HUMANOS que implicam uma diminuição dos seus enormes lucros (o direito à saúde, educação, habitação, etc. …) são afinal regalias que cada um, individualmente, tem que conseguir. Os humanistas não aceitam esses argumentos, proclamando que nada está acima do ser humano e que nenhum ser humano está acima de outro. Só trabalhando em conjunto podemos aspirar a um mundo próspero para todos.

O direito à saúde, à educação, à protecção social, à habitação, a um salário justo, ao trabalho, à igualdade, aos bens sociais e culturais, são também DIREITOS HUMANOS. Estes direitos só se tornarão efectivos na medida em que se substituam as actuais estruturas sociais e políticas por outras em que todas as pessoas possam participar e decidir.

Por tudo isto, o Partido Humanista convida todas as pessoas a construir um grande movimento capaz de enfrentar este sistema decadente e desumano, acreditando que todos podemos ser protagonistas da transformação da sociedade. 

Manifesto eleitoral – texto completo

Deixar uma resposta