Porto – autárquicas 2005

Candidata à câmara municipal: Alice Ribeiro

Apresentamos esta candidatura como uma alternativa às propostas dos políticos tradicionais e demagogos, que se afastam de quem representam e das promessas que os elegem.

As propostas desta Candidatura seguem o Plano de Acção Humanista Municipal e dão privilégio às questões da saúde, educação e qualidade de vida. Como um tema fundamental desta nossa campanha salientamos a questão da habitação e de “viver a cidade e na cidade”. A melhoria da qualidade de vida para o Porto cidade/região passa por resolver problemas de segurança e trânsito o que implica necessariamente trazer as pessoas para habitarem a cidade.

Viver a cidade não passa apenas pela criação de infra-estruturas culturais e de lazer, mas por um investimento em questões fundamentais como a saúde e a educação e sobretudo pelo incentivo a uma participação activa da população. Criar os meios que possibilitem à população poder participar activamente em todas as questões que visem a melhoria de qualidade de vida. Criar estruturas que possibilitem a cada cidadão ver as suas preocupações ouvidas e resolvidas sem o empecilho burocrático que serve de desculpa para tudo e mais alguma coisa..

Para nós, faz sentido esta candidatura se de facto, contribuirmos para que mais pessoas se interessem por participar na vida da sua cidade. Se pudermos despertar nas pessoas o sentido de que elas podem fazer a diferença, não apenas com o seu voto, mas todos os dias construindo connosco a cidade que querem. Tirar as pessoas da apatia e indiferença de que nada muda faça-se o que se fizer. Todos estes anos de democracia formal já nos ensinaram que não podemos deixar apenas as decisões nas mãos de quem elegemos, porque uma vez no poder, essas pessoas começam a responder a interesses muito diferentes daqueles para que foram eleitos. Queremos recordar com a nossa candidatura que em primeiro lugar estão as pessoas e que é delas que deriva a legitimidade de uma dada ordem e é dai que se deve erguer a representatividade de uma democracia real. Os autarcas são os REPRESENTANTES do povo e esse trabalho só pode ser feito de frente para as pessoas e com as pessoas e não em gabinetes, de costas voltadas tomando decisões com base em ilusões de poder!

Deixar uma resposta